A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e o seu presidente, Sebastian Coe, suspenderam a federação russa de toda a participação em competições internaionais, com uma votação de 22-1 pelos membros do conselho disciplinar.

A Rússia é a primeira federação suspensa pela IAAF por violações ao código de doping. A suspensão tem efeitos imediatos e vai afastar os atletas russos de qualquer competições até que os dirigentes do país provem ter levado a efeito melhorias substanciais no seu sistema de controlo antidoping, em obediência às regras da Agência Mundial de Combate ao Doping WADA. Face a esta sanção, os atletas poderão vir a falar os Mundiais de Pista Coberta, em março, e também os Jogos OLímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, em agosto.

«Este foi um alerta vergonhoso, e deixámos claro que a botata não será permitida, seja a que nível for. Somos fortes na nossa determinação de corrigir as falhas no sistema e reconstruir a confiança no nosso desporto. Esse é o nosso foco mais importante», afirmou Sebastian Coe.