O FC Porto entrou a perder na qualificação para a Liga dos Campeões em basquetebol. Derrota caseira na primeira mão da primeira eliminatória, ante os russos do Nizhny Novgorod, por 86-85, no Dragão Caixa.

Os dragões chegaram ao intervalo a perder por seis pontos, devendo muito à eficácia nos lances livres a luta pela vitória no jogo, perante um adversário faltoso e agressivo na defesa.

Três triplos convertidos em quatro tentativas deram ao Nizhny a liderança no jogo no primeiro período, tendo os azuis e brancos respondido com oito lances livres marcados em oito tentativas. No segundo quarto houve mais equilíbrio, devido a Perry e Grigoryev, os jogadores com mais pontos do Nizhny, terem atingido a terceira falta.

Contudo, os cinco triplos em dez tentativas mantiveram os visitantes em vantagem para o intervalo. No terceiro período, o FC Porto ameaçou a liderança adversária e chegou a estar a um ponto (50-51) de assumir a frente do marcador. A reviravolta até aconteceu no início do último período: Pedro Pinto virou o jogo, na circunstância, para 66-64.

Os russos acabaram por reassumir o comando para conquistar a vitória, muito graças a Maxim Grigoryev, autor de 20 pontos, bem como a Kendrick Perry, que apontou 21.

A segunda mão joga-se no próximo sábado, em Nizhny Novgorod.