João Sousa foi este sábado derrotado na final do Torneio de Genebra, perante o brasileiro Thomaz Bellucci: o português perdeu o primeiro por 7-6, com 6-4 no tie break, e perdeu o segundo set por 4-6.

O número 50 do mundo, que defrontava um brasileiro que está dez posições abaixo no ranking ATP, lutou até ao fim nos dois sets, mas acabou por deixar o adversário ser mais forte nas decisões.

João Sousa chegou a fazer uma recuperação verdadeiramente espetacular no primeiro set, durante a qual vence nove pontos consecutivos, mas morreu na praia. Bellucci esteve a ganhar por 5-4, com 40-0, com serviço para fechar o set. João Sousa salvou três pontos de set, levou o jogo a vantagens e ganhou depois, fazendo o 5-5.

No jogo de serviço que se seguiu, o português deixou o brasileiro a zeros. Com isso fez nove pontos que colocaram o set em 5-4.

Depois, no ponto de serviço, Thomaz Bellucci venceu nas vantagens e levou o set para tie-break. Nessa altura, no tie-break João Sousa chegou a estar a vencer por 3-0, mas permitiu que o brasileiro ganhasse por 6-4.

No segundo set, João Sousa entrou muito bem e quebrou de imediato o serviço de Thomaz Bellucci. Depois ganhou o ponto de serviço e colocou-se na frente por 2-0. A partir daí o jogo evoluiu para o 2-1, depois 3-1, depois 3-2, depois 4-2, depois 4-3 e depois Bellucci quebrou o serviço de João Sousa: fez 4-3, 4-4, 4-5 e 4-6, vencendo o torneio com quatro pontos consecutivos.