João Monteiro foi o único português que não ganhou o respetivo encontro, tendo perdido no segundo jogo com Timo Boll, mas no fim Portugal venceu a Alemanha por 3-1, sagrou-se campeão da Europa de ténis de mesa e João Monteiro festejou muito.

«Ele entrou bastante bem contra mim, conseguiu jogar bem mesmo nos pontos mais fracos e foi um justo vencedor. Mas o que importa é a vitória final, frente ao nosso público, fantástico», começou por dizer.

«Apoiei de fora e muitas vezes é mais difícil estar fora do que a jogar. No banco tentamos sempre apoiar e transmitir força aos colegas de equipa, para que eles sintam a nossa motivação e sigam para a frente.»

O mesatenista, convém recordar, foi fundamental neste título, já que foi ele que venceu o encontro decisivo na fase de grupos e impediu com isso que Portugal fosse logo eliminado. Por isso estava naturalmente radiante.

«Somos campeões da Europa e mais uma vez mostramos que o ténis de mesa faz muito pelo desporto nacional. É um momento fantástico.»