Gastão Elias foi esta terça-feira afastado na primeira ronda do challenger de Lima, no qual defendia o título, ao perder com o brasileiro Andre Ghem, por 6-2 e 6-4.

Elias, que esta semana alcançou o estatuto de segundo melhor tenista português de sempre ao subir ao 57.º lugar do ranking mundial, nunca encontrou o seu jogo, caindo diante do 251.º jogador ATP, em uma hora e 24 minutos.

«Simplesmente, não há milagres. Não podia pedir muito de mim hoje a não ser dar o melhor. Sabia que ia ser muito difícil chegar aqui num dia e jogar bem no seguinte. Agora tenho de aproveitar para preparar da melhor maneira a próxima semana», resumiu à agência Lusa, depois de ter sido derrotado por um dos seus grandes amigos no circuito.

O número dois nacional, que entrou no quadro principal do torneio a convite da organização do challenger peruano, defendia não só o título conquistado no ano passado, mas também o estatuto de primeiro cabeça de série.

Já Pedro Sousa desistiu na primeira ronda, entregando a vitória ao argentino Andrea Collarini.

O lisboeta, 188.º jogador mundial, conquistou o primeiro set diante do 321.º tenista do ranking, por 6-4, e, depois de estar a liderar no segundo, perdeu-o por 6-4.

Pedro Sousa acabou por abandonar no primeiro jogo do terceiro set, depois de ter sofrido uma queda.