Os Philadelphia 76ers estavam a uma derrota de serem a equipa com o pior arranque de sempre na NBA, mas...conseguiram vencer, evitando a 19ª derrota em 19 jogos. A vítima? Os Los Angeles Lakers, de Kobe Bryant, que vão de mal a pior e têm o segundo pior registo da competição, com duas vitórias e 15 derrotas.

Este era um encontro entre os últimos de cada conferência e ambos procuravam uma vitória que injetasse confiança e permitisse às equipas aproximar-se dos adversários. A partida até começou melhor para os Lakers, com Kobe Bryant a marcar dois triplos no primeiro minuto, mas na segunda parte, os Sixers iriam recuperar.

Ao intervalo, Kobe Bryant e companhia venciam por 58-50, mas os últimos dois períodos iriam ser o descalabro dos Lakers, ou melhor, iriam voltar ao que tem sido hábito. Apenas 17 pontos no terceiro período e 16 no seguinte, totalizando 33 pontos, tantos como fizeram só nos primeiros 12 minutos.

Ora, com uma exibição tão cinzenta na segunda parte e com um crescendo exibicional dos Sixers, só podia acontecer a reviravolta no marcador e mais uma derrota dos Lakers. E os números ainda foram expressivos: 103-91! Foi a sétima derrota consecutiva para a equipa californiana.

A «lenda» Kobe Bryant foi o melhor do seu conjunto com 20 pontos e duas assistências, seguido por Clarkson com 19 pontos e os mesmos passes decisivos. Mas o melhor do encontro pertenceu aos Sixers. Com 23 pontos, Covington foi o melhor no duelo entre os últimos classificados da NBA.

Para além do destaque da primeira vitória dos Philadelphia 76ers, que contando com a época passada somaram um total de 28 derrotas, recorde absoluto de todo o desporto norte-americano, importa evidenciar a derrota dos líderes de Este, os Cleveland Cavaliers, em casa, perante os Washington Wizards por 97-85. Foi o quinto desaire da equipa de Lebron James, que ainda tentou contrariar o brilhantismo de John Wall, base dos Wizards, com 24 pontos marcados, mas insuficientes.

A estrela do conjunto da capital dos Estados Unidos fez 35 pontos e 10 assistências, sendo o melhor em campo. Foi decisivo e o principal responsável por este triunfo dos Wizards, em casa dos líderes, que assim alcançaram a sétima vitória da temporada.

Noutros jogos da madrugada, realçar as vitórias dos Memphis Grizzlies, no reduto dos New Orleans Pelicans, e dos Dallas Mavericks, no pavilhão dos Portland Trail Blazers. As duas equipas vitoriosas ultrapassaram os Los Angeles Clippers na Conferência Oeste, chegando ao quarto lugar com o mesmo registo de onze vitórias e oito derrotas.

Resultados:

Cleveland Cavaliers-Washington Wizards, 85-97
Philadelphia 76ers-Los Angeles Lakers, 103-91
Portland Trail Blazers-Dallas Mavericks, 112-115
New Orleans Pelicans-Memphis Grizzlies, 104-113
Minnesota Timberwolves-Orlando Magic, 93-96
Brooklyn Nets-Phoenix Suns, 94-91