A estreia de Rafael Nadal no Masters 1000 de Madrid foi adiada para quarta-feira, devido a uma infeção no ouvido, anunciaram os organizadores da prova.

O tenista espanhol explicou que a infeção não é grave, mas causa desconforto.

«Nunca tinha sentido nada deste género. Na sexta-feira acordei às 3 da manhã cheio de dores nos ouvidos. Não aparenta ser grave, mas incomoda, é um pouco doloroso. Causa dor de cabeça e fico um pouco tonto. Nesta segunda-feira já treinei normalmente e o médico disse-me que não era nada de grave, mas é possível que a dor continue durante mais alguns dias», explicou Nadal em conferência de imprensa.

Em princípio, a situação não deve condicionar a participação do maiorquino no quarto evento Masters da temporada. Nadal foi dispensado da ronda inaugural e vai defrontar na segunda eliminatória o italiano Fabio Fognini, carrasco de João Sousa.

Quinto classificado do ranking ATP, o espanhol tem a oportunidade de ultrapassar Roger Federer na hieraquia mundial. Para isso, precisa de chegar às meias-finais de uma competição que já venceu por quatro vezes - a última em 2014