O formação Samuel Marques contraiu uma lesão muscular no decorrer de um treino na última quarta-feira, mas é recuperável para a estreia de Portugal no Mundial de râguebi França2023, no sábado, ante o País de Gales, informou a Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), esta segunda-feira.

«Samuel Marques sofreu, no passado dia 6 de setembro, uma lesão muscular no decorrer do treino de campo, encontrando-se a realizar tratamentos de fisioterapia e trabalho de ginásio individual», informou a FPR, na atualização semanal do boletim clínico.

No entanto, e à Lusa, fonte da federação garantiu que o autor do pontapé que valeu o empate com os Estados Unidos no torneio de repescagem e o consequente apuramento para o França2023 é «recuperável», assim como todos os outros jogadores que constam no boletim. «A expectativa é que todos os jogadores estejam aptos para defrontar o País de Gales», disse a mesma fonte.

Thibault de Freitas e Steevy Cerqueira, que se tinham lesionado em agosto, no encontro de preparação frente aos EUA, bem como Joris Moura, que contraiu uma lesão já no estágio em França, «já reintegraram os treinos de campo sem limitações».

A seleção portuguesa vai jogar o Mundial de râguebi pela segunda vez, após a histórica presença em 2007, também em França.

Portugal está no Grupo C e, depois do País de Gales no sábado, defronta a Geórgia (23 de setembro), Austrália (1 de outubro) e Fiji (8 de outubro). O Mundial arrancou na sexta-feira e decorre até 28 de outubro.