O tenista português João Sousa caiu para o 29º lugar do ranking mundial de ténis, depois de na semana anterior ter alcançado a 28ª posição, a melhor de sempre na hierarquia do circuito profissional de ténis.

O outro português presente no top 100, Gastão Elias, venceu este domingo o torneio da categoria ‘challenger’ de Mestre, em Itália e subiu à 88ª posição, a melhor de sempre no ranking ‘ATP’.

Com esta vitória, o tenista natural das Caldas da Rainha atingiu a marca dos seis troféus, todos na categoria ‘challenger’ (segundo escalão do circuito): Turim este ano, Guaiaquil (Equador) e Lima (peru) conquistados em semanas consecutivas no final de 2015, Santos em 2013 e o primeiro no circuito profissional no Rio de Janeiro, em 2012.
 

No topo da classificação manteve-se tudo na mesma, já que o sérvio Novak Djokovic continua no primeiro lugar, com o britânico Andy Murray logo atrás. Ao contrário das duas primeiras posições, no ‘top ten’ houve mudanças com a reentrada do croata Marin Cilic, por troca com Richard Gasquet.

No circuito WTA, a norte-americana Serena Williams também continua como a nº1. A portuguesa Michelle Larcher de Brito subiu dois lugares, surgindo agora na posição 232.