Francisca Laia tornou-se a 72ª atleta portuguesa apurada para os Jogos Olímpicos de 2016. A canoísta garantiu a qualificação na classe K1 200 e será uma das estreantes da seleção nacional.

Será a sétima representante portuguesa na canoagem, juntando-se a Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro, David Fernandes, Hélder Silva e Teresa Portela.

A seleção de futebol, com 18 jogadores, representa uma das modalidades com maior contingente. O atletismo tem, para já, 19 atletas qualificados, menos 11 do que a 100 dias de Londres 2012 – embora na altura vários tivessem apenas mínimos B.

Na ginástica, Ana Rente e Diogo Abreu a asseguraram vaga nos trampolins e Filipa Martins e Gustavo Simões na artística.

No triatlo, Portugal vai, pela primeira vez, ter três representantes masculinos: João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos.

O ténis de mesa tem também já três lugares assegurados, por Marcos Freitas e Tiago Apolónia, em masculinos, e Fu Yu, em femininos, vagas garantidas no torneio de apuramento de singulares.

Também a cavaleira Luciana Diniz garantiu uma quota para Portugal na disciplina de saltos de obstáculos, para aqueles que serão os seus terceiros Jogos Olímpicos.

A missão lusa tem também asseguradas presenças no taekwondo, com Rui Bragança, em -58 kg, e no tiro, com uma vaga para as provas de pistola de ar comprimido 10 m e pistola 50 metros assegurada pelo experiente João Costa.

Na natação, Alexis Santos e Diogo Carvalho são os únicos portugueses, para já, ambos nos 200 metros estilos.

O ciclismo de estrada garantiu quatro vagas para os Jogos Olímpicos Rio2016 e terá mais um atleta do que em 2012, sendo que um destes quatro atletas participará também no contrarrelógio.

Na vela, Portugal terá Sara Carmo (Laser Radial), Gustavo Lima (Laser), João Rodrigues (RS:X) e a dupla Jorge Lima/José Costa (49er), menos três embarcações do que as que chegaram a Londres 2012.

Telma Santos e Pedro Martins vão repetir no torneio de badminton do Rio 2016 a presença de Londres 2012.