Antes de decidir a participação dos atletas russos, o Kremlin irá analisar a decisão do Comité Olímpico Internacional (COI) de banir a Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018, afirmou esta quarta-feira Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin.

Recorde-se que a Rússia foi afastada da competição pelo COI, fruto do sistema de dopagem institucionalizado no país, embora os atletas possam competir na Coreia do Sul sob a bandeira olímpica.

Dmitry Peskov vincou a importância de, primeiramente, «fazer uma análise séria» da decisão anunciada esta terça-feira pelo COI, e só depois equacionar a aplicação de medidas, uma vez que a Rússia «ainda precisa responder a algumas perguntas.»

O porta-voz assume que «proteger os interesses dos atletas» é uma prioridade e desvalorizou uma eventual penalização ou demissão das autoridades russas proibidas de participar em Pyeongchang2018.

O Kremlin sublinhou a inexistência do funcionamento de um programa de dopagem com patrocínio estatal e os órgãos de comunicação social do estado desconsideraram a proibição por julgarem fazer parte de um plano destinado a prejudicar o país.