O antigo atleta e atual vice-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), Serguei Bubka, foi ilibado das acusações de corrupção de que estava acusado dentro do mundo do atletismo.

O ucraniano, presidente do Comité Olímpico da Ucrânia e membro honorário do Comité Olímpico Internacional (COI), estava a ser investigado pela Unidade de Integridade no Atletismo (AIU), devido a suspeitas de transferências ilícitas para os Estados Unidos.

«Foi decidido não tomar qualquer ação contra Serguei Bubka, sendo que, com base nos elementos disponíveis de momento, não há uma quebra das regras da IAAF», lê-se no comunicado da AIU.

Ainda assim, o caso poderá ser reaberto se «novas provas surgirem».

Recorde-se que em setembro de 2017, foi referido que Bubka tinha transferido, em 2009, 45 mil euros para Valentin Balakhnichev, antigo presidente da federação russa e ex-tesoureiro da IAAF, que foi um dos principais nomes envolvidos no escândalo relacionado com o doping na Rússia.

Segundo o jornal francês Le Monde, Balakhnichev transferiu a mesma verba para o filho do antigo presidente da IAAF Lamine Diack, Papa Massata Diack, outro personagem central do escândalo, que continua sob investigação.