As atualizações do rankings ATP e WTA trouxeram como principal novidade a ascensão de Simona Halep ao trono das senhoras.

Desde o torneio de Pequim, em que atingiu a final, que se sabia que a romena seria a nova número um mundial, posição que, agora, ocupa oficialmente, destronando a espanhola Garbiñe Muguruza, que passou a segunda. Houve ainda troca no último lugar do pódio, que é agora da checa Karolina Pliskova, que mudou de posição com a ucraniana Elina Svitolina.

Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito continua a ser a mais bem classificada, num longínquo 340.º lugar.

Nos homens, destaque para João Sousa, que caiu para o 63.º lugar, num ranking liderado por Rafael Nadal, seguido de Roger Federer e Andy Murray. Alexander Zverev é quarto e vai, pela primeira vez, disputar o Masters de Londres, que coloca frente a frente os oito melhores do mundo.

Quanto aos restantes portugueses, Pedro Sousa é 113.º (descida de quatro lugares), Gastão Elias está no lugar 128 - com uma subida de 18 lugares, fruto da vitória no challenger de Campinas -, e João Domingues em 182.º.

Gonçalo Oliveira, que chegou às meias-finais de Campinas, conseguiu a sua melhor classificação de sempre, ocupando agora a 214.ª posição, depois de subir 13 lugares.