O Sporting venceu o Benfica por 4-2, em jogo das meias-finais da Taça de Portugal, disputado em Gondomar, apurando-se desta forma para a final da competição, que joga este domingo, também em Gondomar, ao meio dia, frente ao Fabril.

Os leões chegaram ao intervalo a vencer o Benfica por 1-0 e nunca mais perderam a frente do jogo, acabando por vencer com enorme tranquilidade o dérbi que era uma espécie de final antecipada.

O primeiro golo foi marcado aos três minutos, por Diogo, na conversão de um livre direto por falta de Bruno Coelho sobre Cavinato: na marcação da falta, Diogo rematou forte e bateu o guarda-redes Roncaglio.

Depois disso, o guardião encarnado fez duas grandes defesas, a remates e João Matos e de Merlim, antes de, aos seis minutos, o Benfica ameaçar pela primeira vez, num remate de Tiago Brito ao lado da baliza.

Os encarnados tiveram mais duas boas ocasiões para marcar, mas Fernandinho falhou o desvio na cara do golo e Fábio Cecílio rematou para boa defesa de André Sousa.

Refira-se que, ainda na primeira parte, o guarda-redes Roncaglio teve que ser substituído por lesão, tendo ficado muito queixoso após rematar à baliza leonina: foi substituído por Cristiano.

Já na segunda parte, o Benfica chegou ao empate com um grande golo de Robinho: um golaço, aliás. O internacional russo, de origem brasileira, disparou do meio da rua uma bomba ao ângulo.

O empate durou pouco, porém. Dois minutos depois, Deives recuperou uma bola, correu o campo todo e deu para Dieguinho fazer o 2-1, para os leões. Um minutos depois, foi Déo a roubar a bola a um adversário para fazer o 3-1.

Aos dez minutos da segunda parte, João Matos fez o quarto golo leonino, desviando à boca da baliza um remate de Deives.

O Benfica lançou-se então para a frente, jogando em cinco contra quarto, mas o melhor que fez foi reduzir por Tiago Brito, a quatro minutos do fim do jogo: um remate bem colocado de pé esquerdo que deu uma nova esperança ao Benfica para os intantes finais da partida.

No entanto, e até ao fim, as melhores oportunidades foram do Sporitng, que desperdiçou até alguma ocasiões sem o guarda-redes encarnado na baliza.

Cinco inicial do Sporting: André Sousa, Cavinato, Merlim, Dieguinho e João Matos

Cinco inicial do Benfica: Roncaglio, Fábio Cecílio, Bruno Coelho, Robinho e Deives