O tenista português João Sousa subiu mais dois lugares no ranking mundial e figura no 40.º posto do circuito, ficando a cinco posições da sua melhor classificação de sempre.O número um português não figurava no grupo dos 40 melhores do mundo desde 22 setembro de 2014, altura em que surgiu em 36.º.

Mais acima da lista, que continua a ser liderada confortavelmente pelo sérvio Novak Djokovic, com mais 4.690 pontos que o suíço Roger Federer, a única alteração na elite do top-10 foi operada pelo japonês Kei Nishijori.

O nipónico, que acaba de sagrar-se campeão do torneio de Washington, subiu um lugar na lista do ATP Tour e passou a ocupar o quarto posto, igualando a sua melhor classificação de sempre.

No circuito feminino, e à imagem do que sucede em masculinos, a norte-americana Serena Williams segue sem oposição no comando da tabela, com 5.985 pontos de margem para a russa Maria Sharapova.

Michelle Larcher de Brito, que só deverá regressar à competição em finais de agosto, depois de ter sido operada a um pulso, caiu 14 lugares e aparece na lista desta semana na posição 170.