Kei Nishikori, número 21 do mundo, qualificou-se para as meias-finais do Masters 1000 de Miami, depois de afastar o suíço Roger Federer, quinto da hierarquia e antigo líder do «ranking» mundial. O tenista japonês vai, agora, defrontar Novak Djokovic nas meias-finais.

Djokovic bate Murray e é o primeiro semi-finalista em Miami

O jogador nipónico, que se cruzou pela terceira vez com o helvético no circuito, somou o segundo triunfo nos frente a frente com uma vitória em três «sets», pelos parciais de 3-6, 7-5 e 6-4, ao fim de 2:08 horas.

Nas meias-finais, Nishikori, que este ano já venceu o torneio norte-americano de Memphis (o quarto troféu da carreira), vai defrontar o sérvio Nova Djokovic, número dois do mundo e que procura o quarto título em Miami.

No setor feminino, a eslovaca Dominika Cibulkova, 10.ª cabeça de série, derrotou a polaca Agnieszka Radwanska, terceira, por 3-6, 7-6 (7-5), e vai defrontar nas meias-finais a chinesa Na Li, segunda do «ranking» e que bateu a dinamarquesa Caroline Wozniacki, 18.ª da classificação do circuito, por 7-5 e 7-5.