Swiss IndoorMasters Cup

Rafa Nadal eliminado por jovem prodígio de 17 anos em Basileia

«Vou ser operado depois deste torneio, não vou a Paris, nem a Londres. Nesta altura não me sinto em condições de competir. Voltarei em 2015, sou um jogador que aspira a ganhar títulos e não apenas a disputar os quartos de final. Sabia que ia perder aqui em Basileia, só não sabia quando. Na próxima semana vou trabalhar o problema nas costas e, no máximo, serei operado até 3 de novembro», contou na conferência que se seguiu ao jogo de Basileia.

A má forma do tenista espanhol foi evidente na derrota diante de Coric. Nadal cometeu 19 erros forçados no primeiro «set» e mais 18 no segundo. Um total de 37 erros que não são habituais para o número três do ranking mundial.

Coric foi o segundo adolescente a bater Nadal depois do australiano Nick Kyrgios que, com 19 anos, bateu o espanhol em Wimbledon, nesta atípica temporada de 2014.

Se Nadal for operado nos próximos dias poderá começar a treinar em dezembro a tempo de recuperar a melhor forma para os primeiros compromissos de 2015: Abu Dabi, Doha e, sobretudo, o Open da Austrália.