Rui Machado qualificou-se para a segunda ronda do 25.ª edição do Portugal Open, depois de bater o russo Dmitry Tursunov, o quinto cabeça de série do quadro, com uma «bicicleta», um duplo 6-0 na gíria tenística.

O tenista português, atualmente 243º do ranking ATP, superiorizou-se ao tenista russo, 32º da hierarquia mundial, em apenas dois «sets» e marcou encontro, para a segunda ronda, com o espanhol Daniel Gimeno-Traver, jogador proveniente do «qualifying».

Nos jogos desta segunda-feira, destaque para a eliminação da australiana Samantha Stosur, uma das cabeças de cartaz da 25.ª edição do Portugal Open, que caiu na primeira ronda diante da suíça Timea Bacsinzski, proveniente do torneio de qualificação. Stosur, terceira cabeça de série e 19.ª do «ranking» mundial, foi derrotada pela helvética em apenas dois «sets», pelos parciais de 6-4 e 6-0.

A estoniana Kaia Kanepi, vencedora do Portugal Open de 2012, fez hoje o pleno de campeãs do torneio português apuradas para a segunda ronda da 25.ª edição. No primeiro dia já se tinqam apurado a checa Lucie Safarova (campeã de 2005) e a belga Yanina Wickmaier (vencedora em 2009).

Resultados da primeira ronda

Singulares masculinos:
Somdev Devvarman, Ind – Matthew Ebden, Aus, 6-2, 6-3.
Carlos Berloq, Arg – Taro Daniel, Jap, 6-3, 6-2.

Singulares femininos:
Kaia Kanepi, Est (5) – Yvonne Meusburger, Aut, 6-2, 6-1.
Eugenie Bouchard, Can (2) – Alisa Kleybanova, Rus, 6-4, 6-1.
Roberta Vinci, Ita (4) – Alexandra Candatu, Rom, 6-2, 4-6, 6-1.
 
Pares femininos:
Kristina Barrois, Ale/Sharon Fichman, Can – Irina Buryachok, Ucr/Vitalia Diatchenko, Rus, 6-4, 6-3.