Rafael Nadal conquistou este domingo a sua décima vitória em Roland Garros. Na habitual cerimónia de entrega da Taça dos Mosqueteiros, o tenista maiorquino admitiu que vencer no pó de tijolo de Roland Garros é «especial».

«Ganhar a décima aqui é muito especial. Obrigado a todos. Estou muito emocionado e o meu francês é muito mau, pior agora porque estou emocionado», reconheceu antes de receber o troféu das mãos de Roy Emerson.

«O que sinto aqui, a adrenalina que tenho, não sinto em mais lado nenhum. Só posso agradecer a todos pelo apoio. Já ganhei em muitos torneios, mas ganhar aqui em Paris é diferente», continuou.

Por sua vez, Wawrinka rendeu-se ao poderia de Nadal, provavelmente o melhor tenista de terra batida de todos os tempos e congratulou-o pelo triunfo.

«O que estás a fazer pelo desporto é incrível. Sempre foi uma honra defrontar-te. Felicidades tanto para ti como para toda a tua equipa.

Antes de receber o troféu, a organização do major francês apresentou um vídeo com todas as vitórias de Nadal na capital francesa.