Os tenistas Novak Djokovic e Rafael venceram esta quinta-feira os encontros da primeira ronda de Roland Garros, num terceiro dia em que Serena Williams passeou até à segunda ronda.
 
A organização do segundo Grand Slam da temporada decidiu, perante a possibilidade de Djokovic e Nadal se encontrarem nos quartos de final, desenhar o seu programa diário de modo a que os dois joguem sempre na mesma jornada. E a aposta, ultrapassada a primeira barreira, está ganha, com os dois a seguirem sem problemas para a segunda ronda.
 
Nadal ainda é o rei da terra batida e venceu o francês Quentin Halys, número 296 do mundo e um wild-card da organização, por 6-3, 6-3 e 6-4.
 
Com Nadal, que vai defrontar o perigoso compatriota Nicolas Almagro na segunda ronda, a cumprir os prognósticos, restava esperar pela estreia de Novak Djokovic e o sérvio não desapontou: no court deu espetáculo frente ao finlandês Jarkko Nieminen (87.º), recuperando de uma desvantagem de 2-5, 0-30 no segundo parcial, para se impor por 6-2, 7-5 e 6-2.
 
Ao terceiro dia, o quadro masculino perdeu uma das grandes estrelas, o búlgaro Grigor Dimitrov, eliminado pelo norte-americano Jack Sock (37.º), pelos parciais de 7-6 (7-5), 6-2 e 6-3. É o segundo ano consecutivo que o décimo cabeça de série é afastado na primeira ronda do slam francês.
 
Com a número um mundial Serena Williams a ser eficaz e concisa para avançar para a segunda ronda – venceu a checa Andrea Hlavackova, por 6-2 e 6-3, em 59 minutos -, foi a canadiana Eugenie Bouchard, semifinalista em Roland Garros no ano passado, a causar a surpresa, ao cair nesta primeira ronda.
 
A sexta tenista mundial foi afastada pela francesa Kristina Mladenovic (44.ª), que venceu por duplo 6-4 e imitou o feito alcançado há um ano, quando eliminou a então número dois mundial, a chinesa Na Li, também na primeira ronda.
 
Outra das desilusões foi a sérvia Jelena Jankovic, três vezes semifinalista em Paris e 25.ª cabeça de série, que sofreu a primeira derrota na primeira ronda de Roland Garros em uma década, ao cair diante da qualifier búlgara Sesil Karatantcheva (106.ª), com os parciais de 6-3 e 6-4.
 
Quem escapou ao drama, mas por pouco, foi a checa Petra Kvitova. A número quatro mundial precisou de duas horas e meia para afastar a neozelandesa Marina Erakovic, derrotando a 80.ª jogadora mundial por 6-4, 3-6 e 6-4.