João Sousa foi este sábado afastado do Open da Austrália em ténis, falhando o objetivo de ser o primeiro português da história a atingir os oitavos de final de um torneio do Grand Slam.

O tenista de Guimarães foi derrotado por Andy Murray, que é o segundo do ranking mundial e o segundo cabeça de séria do ATP Mundial. Acabou por ser por isso uma derrota normal, em quatro sets, pelos parciais de 2-6, 6-3, 2-6 e 2-6.

Apesar de tudo, João Sousa pode ficar satisfeito pelo jogo que fez. Foi, por exemplo, o primeiro a ganhar um set ao tenista britânico neste Open da Austrália.

O português entrou de resto muito bem e teve dois pontos de break em dois serviços de Murray, logo no primeiro set. Não aproveitou e pagou o preço, quando o britânico lhe quebrou o serviço por duas vezes, para fechar o set em 6-2.

O segundo set começou com um break de Sousa, que lançou o português para um bom jogo, fechando em 6-3.

Depois veio ao de cima o jogo forte de Murray e alguns erros de João Sousa, que no terceiro e nos quartos sets teve por duas vezes o jogo de serviço em 40-0 e acabou por os perder, permitindo o break de Andy Murray. O facto de não ter conseguido fechar esses jogos, permitindo a reviravolta do britânico, acabou por ser fundamental.

No final, Murray venceu em três sets e segue para os oitavos de final, João Sousa fez um bom jogo, mas volta para casa.