Rafael Nadal e Roger Federer qualificaram-se na madrugada desta quarta-feira para a segundo ronda do US Open. Ainda assim, os dois jogadores tiverem desempenhos completamente antagónicos no court central.

O novo número um mundial estreou-se com uma vitória no major norte-americano ao bater Dusan Lajovic, número 85 do mundo, em três sets.

Nadal conseguiu vencer o tenista sérvio pelos parciais de 7-6 (8-6 no tie break) e duplo 6-2.

Por sua vez, Federer enfrentou dificuldades inesperadas frente ao tenista norte-americano Frances Tiafoe.

O suíço foi surpreendido no primeiro set tendo perdido por 6-4. Consegui vencer as duas partidas seguintes por 6-2 e 6-1, mas logo de seguida, o número 70 do ranking ATP, triunfou por 6-1 e obrigou o antigo número um mundial a disputar uma quinta partida.

No set decisivo, Federer foi superior, venceu por 6-4 e carimbou a passagem à segunda ronda do Grand Slam norte-americano. No final da partida em Flushing Meadows, o helvético admitiu que não esteve ao melhor nível com medo de contrair nova lesão nas costas.

«É certo que não tive o melhor início, estive muito lento, sem bons golpes de direta. Talvez tenha estado preocupado com as costas, depois dos problemas que tive há duas semanas», referiu Federer, após um jogo em que cometeu 56 erros não forçados.

Vencedor do US Open em cinco ocasiões, Federer vai defrontar o vencedor do encontro entre o esloveno Blaz Kavcic, 88.º jogador mundial, e o russo Mikhail Youzhny, 101.º, um dos muitos adiados devido à chuva na passada terça-feira.

No quadro feminino destaque para a eliminação da campeã em título Angelique Kerber. A antiga número um mundial perdeu frente à japonesa Naomi Osaka, 45.ª da hierarquia, por 6-3 e 6-1.

Foi a segunda vez que uma campeã em título caiu na primeira ronda do US Open, depois da russa Svetlana Kuznetsova, vencedora em 2004 e eliminada na primeira ronda no ano seguinte.

Por sua vez, a líder da tabela mundial, a checa Karolina Pliskova, fez jus ao favoritismo e bateu a polaca Magda Linette, 72.ª do ranking WTA, por 6-2 e 6-1.