A mudança para individual do quatrocentista João Coelho, que competia pelo Sporting, é a grande notícia do período de transferências de atletismo em Portugal, que terminou no final do mês de outubro e teve inúmeras novidades.

João Coelho é um dos quatro atletas que já alcançou a qualificação direta para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A esta lista junta-se apenas Isaac Nader (1500 metros), Auriol Dongo (lançamento do peso) e Ana Cabecinha (20 km marcha).

O jovem atleta, um dos destaques recentes do atletismo luso, sagrou-se campeão mundial universitário, em Chengdu, na China, no início de agosto, com um tempo de 44,79 segundos e bateu o recorde nacional.

Por outro lado, o lançador de peso Tsanko Arnaudov deixou de ser individual e assinou pelo Torreense.

O atleta português de 31 anos, que foi recordista nacional no olímpico do Rio 2016, volta a focar-se nos Jogos, estando acompanhado pelo treinador Luís Herédio Costa, que já o orientava desde a sua saída do Benfica.

A terceira grande transferência deste mercado é a mudança da fundista Solange Jesus, do Feirense para o Sp. Braga. Recorde-se que a atleta esteve, este ano, na maratona dos Mundiais de Budapeste, altura em que representava o Feirense.

Os bracarenses também contrataram a veterana marchadora Vera Santos, que estava sem clube e a exercer funções de treinadora de João Vieira. Por outro lado, a portuguesa Inês Henriques, de 43 anos, colocou um ponto final na sua carreira.

Em relação ao Benfica, foram anunciadas mais de duas dezenas de transferências, sendo uma delas a barreirista Fatoumata Diallo, segunda portuguesa de sempre nos 400 metros, e presente nos últimos Mundiais, que deixou o CO Pechão para se juntar aos encarnados.

Juntou-se às águias o fundista Paulo Rosário, vindo do Sp. Braga e a marchadora Vitória Oliveira, segunda especialista portuguesa da atualidade, que estava como individual.

O Benfica perdeu a fundista Camila Gomes, para o Sp. Braga e o lançador de martelo António Vital e Silva, que passa a individual, após rejeitar a proposta de renovação, que apresentava uma redução substancial do salário.

O Sporting, por outro lado, apostou mais nos escalões jovens, com a entrada de 18 atletas, além da chegada do velocista Delvis Santos, que representava o Jardim da Serra, clube da Madeira.