Nelson Évora partiu esta quarta-feira para o Japão. O atleta português do tripo salto vai estagiar na cidade de Fufuoka, com vista a preparar a participação nos Mundias de atletismo, que vão decorrer em Pequim, onde o português se sagrou campeão olímpico em 2008.

«[Pequim] tem um peso muito especial na minha vida. Foi onde ganhei o título mais importante da minha carreira, não esperava que fosse voltar para competir nessa mesma pista, acaba por ser aquelas ironias da vida, no caso agradáveis. Não me encontro tão bem como naquela altura, mas acredito que possa encontrar a inspiração certa para fazer bons saltos nesse dia», afirmou o atleta.

O atleta de 31 anos, que este ano se sagrou campeão europeu na República Checa, mostrou-se tranquilo quanto à sua prestação no Mundial, considerando a prova «um teste muito forte» para os Jogos Olímpicos de 2016, que vão decorrer no Rio de Janeiro.

«Estou tranquilo, tenho uma longa viagem pela frente, tenho de fazer uma adaptação, que é muito importante. Temos o total apoio da federação, o grupo é agradável e acredito que vai haver muita alegria e dedicação. [O campeonato do mundo] Tem duplo objetivo, um Campeonato do Mundo antes dos Jogos Olímpicos é um teste muito forte e podemos ter uma análise muito aproximada do que serão os Jogos Olímpicos», referiu.

Nelson Évora irá entrar em competição a 26 de agosto, na qualificação para a final. Neste estágio juntam-se as atletas de tripo salto Susana Costa e Patrícia Mamona e ainda o lançador do peso Tsanko Arnaudov.