Usain Bolt vai retirar-se do atletismo depois do Mundial deste mês e confessa que, depois de vários escândalos de doping, a culminar com aquele que envolveu mais de 1000 atletas da Rússia, o desporto não podia ter descido mais baixo. O jamaicano que está a recuperar, mas deixa um aviso.

«Acho que estávamos no fundo do poço. Depois do escândalo da Rússia acho que não podíamos ficar pior», começou por dizer. «Ao longo dos anos temos feito um trabalho melhor, o desporto está a ficar mais limpo e estamos a conseguir apanhar muitos atletas. As pessoas estão a perceber que serão apanhadas se tentarem fazer alguma coisa errada. Ao longo do tempo o desporto vai ficar melhor.»

O velocista jamaicano continuou e criticou os atletas que consomem substâncias ilícitas e que atrasam a evolução do desporto: «O doping é sempre uma coisa má e nunca é agradável porque tu trabalhas duro e o desporto começa a evoluir e depois há outros atletas que atrasam tudo.»

«Mas está a recuperar. Espero que os atletas percebam o que se está a passar e percebam que se não pararem de fazer o que estão a fazer o desporto morre», afirmou.