A UAE Team Emirates anunciou esta quinta-feira que terá Rui Costa como chefe de fila na Volta a Itália. O ciclista saiu da Lampre-Mérida no início do ano e, já pela nova equipa, venceu a geral da Volta a Abu Dhabi e terminou em segundo na Volta a Omã.

Agora, o ciclista natural da Póvoa de Varzim prepara-se para se estrear na primeira das três grandes voltas. «Estou duplamente satisfeito pelo facto de pela primeira vez ir disputar o Giro. É muito entusiasmante ter a oportunidade de correr na centésima edição. É uma corrida fantástica, num país muito bonito», referiu ao jornal italiano «Gazzetta dello Sport».

Sobre o perfil da competição, o português pensa em apostar as fichas em alguns momentos. «Tem uma série de etapas que se podem adaptar às minhas características. Seria muito bom conseguir uma vitória. Para mim teria sabor a dobrar, porque é a minha estreia», admitiu.

Rui Costa lembra que nunca correu muitas vezes em Itália. Mas foi em solo transalpino que saboreou o título de campeão do mundo de estrada, além de ter envergado as cores da Lampre. «Dá-me muita satisfação correr em Itália e recebi sempre muito apoio. As recordações de Florença de 2013 permanecem e espero no Giro ter outras semelhantes», afiançou.

Dos nove ciclistas inscritos pela UAE Emirates, seis são italianos. Além de Rui Costa destaca-se o «sprinter» Sacha Modolo, vencedor de duas etapas a edição de 2015. Em sentido inverso, Diego Ulissi estará ausente para preparar a campanha na Volta a França.

A Volta a Itália decorre entre 5 e 28 de maio.