O Observatório de Futebol do Centro International de Estudos do Desporto (CIED) de Neuchâtel (Suíça) fez contas e chegou a conclusões sobre quais serão os campeões das principais ligas europeias. E diz que, em Inglaterra, André Villas-Boas será vencedor logo no ano de estreia, à frente do Manchester City e do rival United.

As previsões são baseadas num modelo estatístico que combina três critérios, sempre relativos aos plantéis e aos jogadores dos clubes, sem ter em conta o histórico de resultados. Em primeiro lugar entra o número de jogos disputados nas cinco últimas temporadas. Em segundo, a experiência internacional dos jogadores (competições europeias e selecção nacional). Por fim, a estabilidade dos jogadores nos clubes, sobretudo para os defesas e os médios.

Assim, além de dar a Premier League ao Chelsea, o CIED diz que em Espanha a tradicional luta será vencida pelo Barcelona. Real Madrid e... Málaga acabarão no pódio. Na Alemanha, o Bayern recuperará o título ante o Dortmund e o Leverkusen. Em Itália, o Inter acabará a frente do Milan e da Juventus. Por fim em França, o Paris Saint-Germain será campeão ante o Lyon e o Lille.

No ano passado, estas previsões acertaram nos títulos do Manchester United, do Barcelona e do Lille. O Inter e o Bayern foram os falhanços.

O estudo, disponível aqui, também revela quais os clubes mais susceptíveis de serem despromovidos, bem como os que podem ser as boas surpresas da temporada. E agora, vamos a isso. Porque uma coisa é certa, é no campo que tudo se joga.