Minuto 67 do FC Porto-Arouca

Se houver uma imagem para ilustrar o quase abandono do FC Porto da luta pelo título ela é a do seu capitão a sair do campo a meio de uma batalha... Não há sinal mais evidente de que a guerra está na iminência de ser perdida.

Ao minuto 67, pouco depois de ter visto um cartão amarelo por uma entrada duríssima, Maicon falhou um corte e de seguida lembrou-se de sair a jogar, tentando fintar dois jogadores do Arouca, apesar de ser o último defesa portista.

O resultado foi desastroso: perdeu a bola para Walter González, que dominou e na cara de Casillas atirou para o 1-2 do Arouca, um resultado que põe seriamente em causa as possibilidades de o FC Porto se aproximar de Benfica e Sporting.

Se este lance já é mau para o defesa-central brasileiro, o que veio a seguir é inacreditável. Maicon alegou estar lesionado, pediu para sair e… resolveu mesmo sair, a passo, com o jogo a decorrer, ficando encostado à linha lateral até Rúben Neves entrar para o seu lugar.

Um momento desastroso de um capitão a virar costas a uma batalha, que teve como banda sonora um monumental coro de assobios do público do Dragão.

A passo e em depressão, foi assim que o FC Porto se afastou um pouco mais da luta pelo título.