A confirmação de Montillo, meia argentino proveniente do Cruzeiro, como reforço so Santos é um marco na história do Santos.
O clube praiano pagou 16 milhões de reais (6 milhões de euros) pelo internacional argentino, por 60 por cento dos direitos económicos do atleta, que ultrapassa em muito os nove milhões de reais pagos por Ibson, ao Spartak Moscovo, em 2011.

Apesar da quantia despendida para contratar Montillo, o Santos não se ficará por aqui e pretende contratar mais caras novas neste mercado do inverno.
Nenê, médio-ofensivo que está de saída do PSG, e Robinho, atacante do AC Milan que pretende voltar ao Brasil, são os nomes mais falados.
Odílio Rodrigues, vice-presidente do clube, explica, citado pelo Globo Esporte: «O Comitê de Gestão está fazendo um sacrifício no sentido de fortalecer a equipe. Trabalhamos com várias opções e ainda pretendemos anunciar outros reforços. Na medida em que concluirmos os negócios, vamos anunciando os nomes», garantiu o presidente em exercício do clube, já que o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro está de baixa médica.
Além de Montillo, o Santos anunciou para 2013 o volante Renê Júnior, o meia Pinga e o zagueiro Neto (este último contratado ainda em 2012).
O Alvinegro também já acertou com o meia Cícero (São Paulo) e com o lateral-esquerdo Guilherme Santos (Atlético-MG, que disputou o último Brasileirão pelo Figueirense). Como a dupla ainda não assinou contrato, os nomes não foram anunciados.