Morreu Malcolm Allison, o técnico que levou o Sporting à «dobradinha» em 1981/82, no último título nacional dos «leões» antes de 18 anos de seca. Ainda orientou em Portugal o V. Setúbal e o Farense.

O técnico inglês tinha 83 anos e é recordado especialmente nesta sexta-feira em Inglaterra pelo Manchester City, que terá a bandeira a meia-haste em sua homenagem. Foi no City que «Big Mal», como era conhecido, alcançou mais notoriedade: foi campeão inglês em 1968 e conquistou a Taça das Taças em 1970.

Allison, o tipo do chapéu e do charuto
Mike Summerbee, ex-jogador do City, recorda assim Malcolm Allison: «Mudou o futebol ao fazer-nos treinar como atletas, nesse aspecto estava à frente do seu tempo. Também era um dos rapazes. Era o 12º jogador, junto à linha, mas também sabia fazer estalar o chicote e respeitávamo-lo. Era um grande psicólogo.»



Antigo jogador do West Ham, Malcolm Allison orientou ainda o Bath City, Toronto City, Plymouth Argyle,Crystal Palace, Galatasaray, Middlesbrough e o Kuwait, antes de regressar a Portugal, em 1986, para orientar o V. Setúbal.