Yekini morreu esta sexta-feira, informa a imprensa na Nigéria, numa notícia que também já chegou ao conhecimento do V. Setúbal. O antigo avançado terá falecido na sequência de uma doença que o afetava há dois anos. Tinha 48 anos.

Nesta altura ainda não há muitas informações sobre a morte do antigo jogador nigeriano, mas de acordo com a imprensa local Yekini vai ser cremado este sábado de manhã, em Offa, seguindo a tradição muçulmana da família.

Yekini jogou cinco anos no V. Setúbal, onde foi o melhor marcador do campeonato em 93/94, com 34 golos. Chegado do África Sports de Abidjan, acabou por sair para o Olynmpiakos, da Grécia, e posteriormente para o Sp. Gijón.

Para além de ser um dos ídolos maiores do futebol do V. Setúbal, Yekini entrou também na história do futebol nigeriano ao ter-se tornado no primeiro jogador da seleção africana a marcar um golo na fase final de um Mundial.

Rápido, possante e com um remate fortíssimo, Yekini afirmou-se como um dos melhores jogadores africanos da sua geração. Talvez por isso, e numa carreira muito longa, jogou futebol até aos 40 anos, pendurando as botas no Gateway, da Nigéria.

Partiu o homem, ficam os muitos golos que marcou: