Miguel Oliveira foi 13.º no «sprint» que antecede o Grande Prémio de Losail, no Qatar, agendado para a tarde deste domingo.

O «falcão» concluiu as 11 voltas uma posição acima daquela que partiu na grelha de partida, definida na manhã deste sábado. Ainda que o piloto da Trackhouse tenha caído, numa primeira fase, para o 16.º posto, o português aplicou-se para recuperar posições e beneficiou da queda do italiano Di Giannantonio (Petarmina Enduro VR46), na décima curva, quando restavam nove voltas para a bandeira de xadrez.

Entre os pilotos da Trackhouse, Miguel Oliveira levou a melhor sobre Raúl Fernández (14.º), que caiu uma posição face ao definido na qualificação.

Na frente, Jorge Martín (Prima Pramarc) conseguiu um bom arranque, capitalizando a «pole» conquistada horas antes. Apesar da pressão do sul-africano Brad Binder (Red Bull KTM), o espanhol foi primoroso durante todo o «sprint», abrindo o «apetite» para a corrida deste domingo.

A fechar o pódio, o bicampeão Francesco Bagnaia, que até à penúltima volta foi mais astuto que os perseguidores espanhóis, acabou ultrapassado pelo «rival» Espargaró. A dupla espanhola recuperou centésimas nas derradeiras voltas, mas apenas o piloto da Aprilla foi consistente. O risco apostado na penúltima volta compensou Espargaró.

Nota para a tremenda corrida do «rookie» Pedro Acosta, de 19 anos. O piloto espanhol da Red Bull repetiu o feito da Q2 e foi oitavo classificado.

Para este domingo está agendado o Grande Prémio de Losail, com arranque às 17h. Tal como no «sprint», Miguel Oliveira ocupará a 14.ª posição na grelha de partida.