Marc Ingla, antigo vice-presidente do Barcelona na direcção de Joan Laporta, disse à TV3 que José Mourinho já traçou um projecto para o Barcelona em que incluia Pep Guardiola como adjunto. A história do convite do Barça ao treinador português, em 2008, já motivou versões contraditórias de Ingla e do próprio Mourinho.

«Propôs-nos os nomes de Guardiola, Luis Enrique, Sergi Barjuan ou Chapi Ferrer para ser o seu número dois», disse o ex dirigente catalão à televisão espanhola. Ingla prosseguiu e revelou o contexto em que o técnico português esboçou esta conjuntura, muito pouco provável nos dias de hoje.

«Tivemos uma reunião em Lisboa num banco com ele e com o seu representante, mas nunca quisemos negociar seriamente com eles. Jorge Mendes insistiu muito e acabámos por nos ver», atirou o vice-presidente de Laporta.

Ingla desvendou um pouco do véu do projecto arquitectado pelo «special one» para o Barcelona: «Mourinho mostrou-nos um Powerpoint resumindo-nos a sua filosofia de futebol: como evoluir o nosso 4x3x3 clássico, as entradas e saída que ele tinha em mente e, inclusive, as pessoas que poderiam trabalhar no seu staff técnico.»