José Mourinho não quis alimentar polémicas nesta segunda-feira, dia em que fez a antevisão do encontro com o Ajax, para a Liga dos Campeões. Entre muitas questões, o treinador do Real Madrid foi questionado sobre a troca de palavras que teve com German Burgos, adjunto de Simeone no Atl. Madrid. A resposta do português, em jeito de pergunta, disse tudo: «Quem é esse?»
O episódio ocorreu durante o derby da capital, no sábado. Mourinho estava sentado no banco do Real Madrid enquanto Burgos gesticulava na direção do técnico português. De acordo com o El Mundo, terá dito qualquer coisa como «eu não sou como o Tito Vilanova, eu arranco-te a cabeça», numa alusão ao episódio entre o técnico do Real Madrid e agora treinador do Barça, na altura adjunto de Guardiola e a quem o português colocou um dedo num olho.
Ora, depois de interrogar em forma irónica sobre quem era Burgos, Mourinho estendeu a resposta: «Apesar de ser o rival da cidade, a minha relação com o Atlético é muito boa. Simeone sempre foi educado comigo e eu com eles. Estive a falar com ele no túnel.»
De acordo com a imprensa espanhola, na origem da discussão esteve a pressão constante sobre o quarto árbitro, conforme deu a entender o adjunto de Mourinho.
«Toda a gente quer pressionar seja como for, porque trata-se de um derby, mas não se passou nada de relevante», concluiu Aitor Karanka.