José Mourinho não é uma figura consensual. Há muita gente que o elogia, mas há também quem não se coíba de demonstrar a sua antipatia para com o treinador português do Chelsea. É o caso de Ottmar Hitzfeld, ex-técnico do Bayern Munique para quem Mourinho «é arrogante e frio».
Em entrevista a um canal de televisão alemão, o treinador deixou bem claro o que pensa sobre Mourinho: «Mourinho é um treinador arrogante, já o defrontei e não tenho nenhuma amizade por ele. Ele é muito frio e muito convencido do seu valor. Não é um desportista», acusa.

Hitzfeld também que, em comparação com Ferguson ou com Wenger, Mourinho «é uma pequena decepção a nível humano». Ainda assim, o alemão admite que, «a nível desportivo ele é muito bem sucedido e faz parte dos melhores treinadores do mundo».
Na crónica que costuma escrever para a «Kicker», Hitzfeld considera que a ausência de Mourinho no banco do Chelsea durante o jogo com o Bayern, dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, será «uma desvantagem» para o clube britânico: «A sua capacidade de mudar de táctica será limitada porque ele não poderá entrar em contacto com os jogadores da sua equipa».