A eventual transferência de Ashley Cole para o Chelsea será feita com absoluta legalidade e transparência, garantiu José Mourinho, durante o estágio de preparação que o Chelsea realiza nos Estados Unidos. Em declarações à BBC, o técnico admite, nas entrelinhas, que o processo teve alguns incidentes, há um ano, mas promete que desta vez tudo será diferente: «É tudo muito claro. Eu penso que se as pessoas cometeram erros no ano passado, não vamos cometê-los esta temporada».
Já na temporada passada José Mourinho havia demonstrado interesse na contratação do lateral-esquerdo de 26 anos, ao Arsenal. No entanto, a abordagem ilegal do Chelsea treinado por Mourinho, sem o conhecimento dos responsáveis do Arsenal acabou por gorar o negócio. Chelsea, Mourinho e o próprio Cole tiveram de pagar uma multa devido ao sucedido: «Agora fizemos uma abordagem e se o Arsenal aceitar, negociaremos com o jogador. Se recusarem, não o faremos e ponto final. O contacto foi feito de maneira mais do que transparente, o clube sabe do nosso interesse e nós sabemos que o jogador é do Arsenal, que é quem tem o poder para decidir».
Entretanto, Mourinho assegura também que não deixou de contar com o internacional francês William Gallas, apesar de o jogador estar a treinar à parte, depois de não se ter apresentado na data estipulada para o regresso ao trabalho. Mourinho garante que, apesar de Gallas ter manifestado intenção de sair, o jogador não está a ser negociado com qualquer clube, por falta de propostas: «Até recebermos uma oferta ele continua a ser jogador do Chelsea e a partir de segunda-feira irá trabalhar connosco. O que ele fez foi uma falta de respeito perante esta família, mas em todas as famílias há pessoas que cometem erros, é preciso resolver os problemas da melhor maneira possível.»
Apontado pela imprensa como possível reforço do Milan, Gallas que termina contrato com o Chelsea em 2007, ainda não suscitou o interesse do clube italiano, garante Mourinho: «Quando negociámos Shevchenko, o Milan nunca pretendeu envolvê-lo no negócio e nem sequer referiu o seu nome. Até agora não tivemos qualquer oferta por ele», garantiu o técnico português.