José Mourinho viu terminar um ciclo de nove anos sem derrotas caseiras na Liga. Em 2002, o Beira Mar tinha sido responsável pelo desaire na Invicta. A 2 de Abril de 2011, a honra pertenceu ao Sp. Gijón de Castro (0-1)

A 20 de Fevereiro, o treinador português celebrou o nono ano sem derrotas caseiras nos quatro campeonatos por onde passou. Mês e meio depois, o recorde caiu.

Mourinho: perdeu em 2002 porque quis vencer só com nove

Foram 150 encontros em quatro ligas distintas. Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha. A todas, ele resistiu. Nos campeonatos locais, na condição de visitado, ninguém conseguiu derrubar as equipas de Mourinho.

Mourinho: nove anos, 148 jogos sem perder em casa! (1)

A última derrota remontava a 23 de Fevereiro de 2002. O Beira Mar não esquece. A primeira vitória dos aveirenses no Porto, então no Estádio das Antas, foi a última de José Mourinho nos campeonatos nacionais. Até este sábado.

Mourinho: nove anos, 148 jogos sem perder em casa! (2)

«Nunca pensei que isto perdurasse tanto no tempo. Ainda esta semana ligaram-me de Itália para falar sobre o tema. Penso que temos de dar mérito, sobretudo, ao José Mourinho», enalteceu António Sousa, treinador dos aveirenses em 2002, em conversa com o Maisfutebol no ano passado, por altura do 8º aniversário da efeméride.

«Um treinador sem medo»

António Sousa recordou, na conversa, aquele 2-3 no Estádio das Antas. Pelo meio, deu os parabéns ao seu homólogo do Inter de Milão, pelo registo verdadeiramente assombroso.

«Tem sido um treinador muito pragmático. Não será o tipo de futebol que mais apaixone os adeptos, mas o Mourinho joga sempre para vencer. Talvez seja por isso mesmo que esteja com esta marca há tanto tempo», disse o antigo treinador do Beira Mar.

Jorge Andrade e Deco foram expulsos, mas Mourinho pensava apenas no triunfo. Fary saltou do banco de suplentes para dar a vitória ao Beira Mar, com dois golos, recordando um treinador destemido desde a primeira hora. «Viu-se logo que estávamos a defrontar um treinador sem medo, que ia mexer nas coisas, no futebol português e não só», explicou o avançado, também em 2010.

Nove anos e 150 jogos depois, De las Cuevas vergou José Mourinho no Santiago Bernabéu. O Sporting de Gijón sucede ao Beira Mar. Para a história.