Três jogos no campeonato chegaram para os franceses se renderem a João Moutinho.

Ou melhor, quase todos, porque Christophe Dugarry diz que prefere Verrati «cem vezes» ao médio do Mónaco.

Ainda assim, é o internacional português que é destaque na imprensa gaulesa.

Comecemos por algo que não é quantificável. Desde que entrou na equipa João Moutinho tem liderado o Mónaco. Tudo passa por ele.

Vejamos o que diz a prestigiada France Football.

«O patrão, o gerente. Se o Mónaco não precisa dele para marcar, Falcao e Rivière caminham sobre água, o futebol do líder do campeonato passa inexoravelmente pelos pés do internacional português. As ações decisivas também. »

A exibição de Moutinho frente ao Bastia foi vista pelo mesmo modo em Portugal como em França. Prova de que o português fez mesmo um jogo em cheio.

«Construtor da jogada no primeiro golo da equipa, João Moutinho ofereceu ele próprio o segundo a Falcao, com uma abertura sublime de 30 metros», escreveu a France Football.

O remate do texto sobre o médio ex-FC Porto e Sporting não podia ser mais elogioso.

«Quando acelera, fá-lo na perfeição. Quando é preciso gerir...idem. Grande classe, simplesmente.»

João Moutinho começou a época lesionado e demorou a estrear-se na Ligue 1.

O treinador Claudio Ranieri explicou, no primeiro jogo em que o português foi para o banco, que preferia perdê-lo «por um jogo do que por um mês».

O italiano tinha obviamente razão. Os números confirmam-no.

A liga francesa publicou a lista oficial de jogadores com mais assistências no campeonato. Há quatro com três passes decisivos. Moutinho lidera.

Mathieu Valbuena, do Marselha, tem três passes para golo. Mas vem atrás dos outros por um critério simples: duas das assistências foram feitas de bola parada. Tem 605 minutos na Liga.

De Marselha para Lyon. Clément Grenier é outro que já ofereceu três golos, um em bola parada. Jogou 430 minutos na Ligue 1.

Zlatan Ibrahimovic tem estado particularmente bem neste capítulo. O sueco do PSG fez o passe para o golo de Cavani, que decidiu a partida com o Valenciennes. Mas o ponta de lança do campeão gaulês leva já 620 minutos de jogo.

Os números de Moutinho para liderar a lista são estes: 359 minutos, três assistências, todas em bola corrida.

Um outro dado tem de ser lançado. Para além do jogo com o Bastia, os passes decisivos de Moutinho apareceram frente a Marselha (para Rivière) e PSG (para Falcao).