O Interclube é o novo líder do Girabola depois da vitória sobre o Petro do Huambo (2-1), que permitiu à equipa dos «polícias» tirar máximo rendimento da derrota do 1º de Agosto diante do Petro de Luanda (3-4) no grande jogo da 22ª jornada. O treinador Carlos Mozer contou que a sua equipa estava proibida de desperdiçar o segundo «brinde» do anterior líder, mas recordou que «ainda faltam quatro finais».
«Ainda não acabou nada, faltam terminar mais quatro jogos em que temos de permanecer no primeiro lugar. Temos de jogar domingo a domingo com a mesma seriedade e disciplina. Se no final conseguimos manter a liderança, então sim, seremos campeões», começou por destacar pouco depois da vitória sobre o Petro.
O Interclube partiu para esta ronda a dois pontos do líder e acabou em primeiro com mais um ponto do que o 1º de Agosto. «Senti que podíamos alcançar a liderança, tínhamos de aproveitar o deslize do líder, até porque já era o segundo brinde e o primeiro não tínhamos aproveitado, além disso tínhamos de manter a distância para o Petro de Luanda que também é candidato. Acabou por ser um final de semana muito proveitoso para nós», contou.
Mozer não teve tempo para ficar nervoso no banco, uma vez que a sua equipa entrou a ganhar com um golo de Pedro Henriques, na transformação de uma grande penalidade, logo aos dois minutos. «É muito importante quando se está a jogar contra uma equipa grande marcar cedo. O Petro do Huambo tem feito grandes jogos frente aos favoritos, mas nós ganhámos os dois jogos. Tínhamos de aproveitar», referiu.
Igor aumentou a vantagem, mas o Petro ainda reduziu para 1-2. «Como é óbvio, o resultado ficou mais difícil, o adversário mais moralizado, mas os meus jogadores mantiveram a calma e seguraram o resultado», contou ainda o treinador que recusa euforias. «Agora são mais quatro finais, temos tido finais desde a 6ª jornada. Entrámos mal no campeonato e, desde então, temos vindo a recuperar», acrescentou.
O treinador defende que não é ainda altura para festejar e considera que a única coisa que a sua equipa já ganhou foi «uma mentalidade vencedora». «O dia mais feliz vai ser no último dia do campeonato se ficarmos em primeiro. Uma equipa que vence há 17 jogos é porque tem uma mentalidade vencedora. Essa mentalidade de vitória já faz parte da equipa», destacou ainda.
Aviadores ainda sonham
Entretanto, um golo solitário de Rasca permitiu ao ASA bater o Benfica do Lubango no Estádio dos Coqueiros e ascender ao quinto lugar, a apenas um ponto do seu último adversário. O treinador dos aviadores Manuel Fernandes, destacou a «postura» dos seus jogadores num jogo «renhido», mas preferiu não meter-se na luta pelo título, quando a sua equipa está a dez pontos do líder e sobram apenas doze por disputar.
Resultados da 22ª jornada:
1º de Agosto - Petro de Luanda (3-4)
Interclube - Petro do Huambo (2-1)
ASA - Benfica do Lubango (1-0)
Desportivo da Huila - Benfica de Luanda (1-1)
Académica do Soyo - Sagrada Esperança (0-0)
Juventude do Moxico - 1º de Maio (0-1)
Atlético do Namibe - Santos FC (1-1)
Classificação geral: 1. Interclube 22 jogos/45 pontos; 2. 1º de Agosto 22/44; 3. Petro de Luanda 22/43; 4. Benfica do Lubango 22/36; 5. ASA 22/35; 6 Sagrada Esperança 22/34; 7 Desportivo da Huila 22/34; 8 Petro do Huambo 22/30; 9. Benfica de Luanda 22/30; 10. 1º de Maio 22/29; 11. Santos FC 22/24; 12. Académica do Soyo 22/18; 13. Atlético do Namibe 22/15; 14. Juventude do Moxico 22/05.