Roberto Mancini diz que a Premier League não está a fazer o suficiente no que diz respeito aos cuidados médicos com os jogadores. O treinador do Manchester City falava a propósito de Fabrice Muamba, que sofreu um colapso no sábado e continua hospitalizado.

«Quando vi os nossos procedimentos médicos, há dois anos, fiquei preocupado. Disse que os tínhamos de fazer melhor», afirmou o treinador.

«Precisamos de melhorar os testes médicos para os jogadores. Em Itália faz-se melhor. Precisamos de fazer exames aos jogadores com mais frequência, talvez duas vezes por ano, e esses exames têm de ser mais precisos. O que aconteceu ao Muamba pode acontecer, e isso devia ser impossível», defende.

Já nesta terça-feira, a Premier League garantiu de resto que vai analisar o que é possível fazer para melhorar a assistência médica. Como já tinha feito em 2006/07, quando Petr Cech sofreu uma lesão no crânio e a demora na resposta ao guarda-redes foi muito criticada, nomeadamente por José Mourinho.

«Se existem formas de tornar as coisas melhores no futuro ¿ como fizemos em 2006/07 com o acidente de Petr Cech ¿, faremos tudo para nos assegurarmos de que chegaremos ao ponto da eliminação, se isso for possível, de situações como esta. Não há garantias, mas faremos o que podermos para melhorar», afirmou Richard Scudamore, presidente da Premier League.

(Artigo atualizado)