O português Arnaldo Abrantes não participou esta terça-feira nas qualificações da prova de 200 metros, por indicação médica. O velocista, que chegou aos quartos-de-final na prova dos 100 metros, não comparaceu à partida da oitava série de apuramento, resguardando-se assim para a estafeta de 4x100 no sábado.
Quem esteve em cena e, bem ao seu estilo, em ritmo de passeio, foi o jamaicano Usain Bolt que, depois da proeza do último domingo, quando fixou no recorde mundial de 100 metros nuns inacreditáveis 9,58 segundos, se limitou a assegurar o apuramento com a tranquila marca de 20,70, sem forçar o andamento.
Na quinta das nove séries, o também recordista mundial dos 200 metros (com 19,30 segundos) deu assim o primeiro passo para tentar repetir a proeza de há um ano, em Pequim, quando juntou os títulos nas duas distâncias, fixando recordes mundiais nas duas finais.
A segunda ronda de eliminatórias dos 200 metros está prevista para esta tarde, enquanto as meias-finais se realizam na quarta-feira. A final será quinta-feira.