Recorde o concurso MINUTO A MINUTO
Naide Gomes ficou fora das medalhas, ao terminar a final do salto em comprimento dos Mundiais de Atletismo, em Berlim, no quarto lugar. A atleta portuguesa saltou 6,77 metros no primeiro ensaio, sendo superada pela turca Karin Melis (6,80), a russa Lebedeva (6,97) e a norte-americana Brittney Reese, nova campeão mundial com 7,10, melhor marca mundial do ano.
Uma decepção para Naide, que tinha conseguido a melhor marca na qualificação e começou o concurso com um bom registo, de 6,77, logo depois de a norte-americana Reese ter saltado 6,92. O início parecia prometer pelo menos uma presença no pódio, com Naide a terminar a primeira ronda na segunda posição. Na segunda ronda seria, porém, ultrapassada, pela russa Lebedeva, que com 6,97 passou momentaneamente para a frente.
Reese, em forma exuberante, recuperou a liderança ao terceiro ensaio, com notáveis 7,10 metros e Naide, afectada pela boa forma das rivais, já não voltou a conseguir melhorar a marca de entrada, sendo também ultrapassada pela turca Karin Melis, que completou o pódio com 6,80 na terceira ronda. Os três ensaios finais não trouxeram quaisquer alterações aos lugares da frente, com Naide, visivelmente crispada, a não conseguir melhor do que defender a quarta posição perante a pressão da segunda russa, Kucherenko, que igualou os 6,77 da portuguesa mas ficou em desvantagem no desempate.