Faltaram seis centímetros a Nelson Évora para chegar à final do triplo salto dos Mundiais de atletismo. O português lamenta não ter conseguido estar na decisão, mas mostra-se no entanto satisfeito com a sua prestação em Helsínquia.
O saltador português foi o 14º nas qualificações desta manhã, com 16,60 metros, a seis centímetros do último repescado para a final. Em Atenas2004, na sua primeira grande competição, o atleta português nascido na Costa do Marfim ficara-se pelos 15,72 metros, pelo que conseguiu uma progressão notável.
Num concurso disputado com apenas 15 graus e muito vento, Nelson Évora nem se deu mal. Conseguiu o seu melhor salto logo na primeira tentativa, terminando essa série em oitavo. No segundo salto ficou-se pelos 15,91m, no último fez nulo.
Esta é de qualquer modo a sua melhor prestação de sempre em grandes competições de seniores e garante-lhe a entrada para a Preparação Olímpica, com o nível de "semifinalista" - passa a receber uma verba mensal que lhe permite encarar a preparação para Pequim2008 com outra ambição.
«Faltou um pouco de sorte, foi mesmo por muito pouco. Mas saio daqui satisfeito e quero voltar a Mundiais para ir à final», afirmou o atleta, citado pela Lusa. Nelson Évora admite que se sentiu pressionado depois dos primeiros saltos: «Sim, sabia que estava nos apurados. Se calhar isso foi um problema, teria sido melhor abstrair-me disso e concentrar-me só no que estava a fazer.»
«Estou satisfeito, por ficar perto dos melhores", acrescenta, comentando ainda de ter saltado um dia depois do previsto, num adiamento motivado pela chuva que caiu na terça-feira: «Preferia a prova ontem, sem dúvida. Mesmo naquelas condições, com chuva. Era mais perigoso saltar barreiras e eles fizeram essa prova, não dá para perceber, foi precipitado, deviam ter esperado mais tempo. Andei este tempo todo a treinar para saltar à tarde, a preparar o corpo para estar no melhor àquela hora e agora salto de manhã¿»