A judoca portuguesa Telma Monteiro ficou no segundo lugar dos Mundiais de Judo (categoria de -57 kg), que decorrem em Roterdão. Telma foi derrotada na final, pela francesa Morgane Ribout, que assim se sagrou campeã mundial. A judoca portuguesa repete o resultado de há dois anos, conquistando a medalha de prata após quatro vitórias, e uma derrota no combate decisivo.
A judoca portuguesa averbou duas penalizações e acabou por acusar alguma ansiedade, aproveitada por Ribout, que assim «vingou» a derrota nas meias-finais dos Europeus.
Telma tinha garantido o acesso à final ao vencer a azeri Kifayat Gazimova, no que foi a sua quarta vitória em outros tantos combates. Antes, a portuguesa tinha deixado para trás a polaca Malgorzata Bielak, por ippon, ao fim de 1 minuto e 9 segundos.
Foi a terceira vitória por ippon de Telma, que antes tinha afastado dessa forma a espanhola Concepcion Bellorin e a campeã olímpica nesta categoria, a italiana Giulia Quietavalle.
Por sua vez, Joana Ramos (categoria de -52 kg) foi vencida pela holandesa Kitty Bravik nos oitavos-de-final, depois de ter vencido a mexicana Adriana Negrete na sua entrada em cena na competição.