A África do Sul perdeu este sábado com o Gana, num jogo disputado em Joanesburgo, e perdeu também a liderança do Grupo 2 da fase africana de qualificação para o Mundial 2006. Foi aliás um péssimo resultado em casa e que deixou seriamente comprometido o apuramento sul-africano para o Mundial 2006.
A selecção de McCarthy e Pienaar tem agora os mesmos pontos do Gana, mas perde no confronto direicto, pelo que já não depende apenas de si na corrida por um lugar na Alemanha. Se os ganeses baterem o Uganda em casa e Cabo Verde fora, a África do Sul fica desde logo afastada do Mundial.
Mas as contas estão mais complicadas do que isso, porque há também que contar com a República Democrática do Congo, que se ganhar os três jogos que lhe falta ficam em primeiro lugar e deixam de fora da prova precisamente o Gana e a África do Sul. Certo é que McCarthy está em muitos maus lençóis na corrida pelo Mundial.
McCarthy que, curiosamente, não participou, em virtude de cumprir castigo disciplinar depois de ter visto na partida em Cabo Verde o segundo cartão amarelo, numa atitude que deixou o seleccionador Stuart Baxter muito irritado. Depois de uma primeira parte sem golos, o Gana apareceu mais forte e adiantou-se no marcador aos 59 minutos por Amoah. A África do Sul tentou responder de pronto, mas acabou por ser o Gana a confirmar um triunfo decisivo nas aspirações de se qualificar para o Mundial, em cima do apito final, com um golo de Essien já nos descontos.