Realiza-se este domingo em Durban o sorteio dos grupos de qualificação para o Mundial 2010, que se realiza na África do Sul. Numa altura em que já se desenrola a qualificação na América do Sul, Oceânia e Ásia, o sorteio servirá para organizar a qualificação da zona Europeia, Africana e da América Central, do Norte e Caraíbas. Portugal vai ficar assim a conhecer os seus adversários no apuramento.
O espectáculo reunirá vários artistas de todo o mundo e representa o pontapé de saída para o próximo Campeonato do Mundo, que se realiza entre 11 de Junho e 11 de Julho de 2010.
Subordinado ao tema «África é o cenário, África do Sul é o palco», a cerimónia conta com a participação de grandes figuras musicais do continente africano e de outros representantes ligados ao desporto. O sorteio será conduzido pelo secretário-geral da FIFA Jerome Valcke, que terá a companhia e o apoio de vários nomes sonantes do futebol mundial como Lucas Radebe (África do Sul), Ali Daei (Irão), George Weah (Libéria), Abedi Pele Ayew (Gana), Kasey Keller (EUA), Christian Karembeu e Marcel Desailly (França).
Como se qualificam as selecções?
No sorteio da fase do Mundial 2010, a zona europeia de qualificação apresenta-se com 53 selecções participantes, das quais 13 chegarão ao Campeonato da África do Sul. O apuramento começa com oito grupos de seis equipas e um de cinco num sistema de todos-contra-todos com jogos a duas volta em casa e fora. Os nove vencedores ficam apurados e os oito melhores segundos classificados disputarão um «play-off» para apurar as últimas quatro selecções.
Eis a lista das 53 selecções europeias (alinhadas alfabeticamente): Albânia; Alemanha; Andorra; Arménia; Áustria; Azerbaijão; Bielorrússia; Bélgica; Bósnia-Herzegovina; Bulgária; Cazaquistão; Croácia; Chipre; Rep Checa; Dinamarca; Escócia; Eslováquia; Eslovénia; Espanha; Estónia; Finlândia; França; Geórgia; Grécia; Holanda; Hungria; Ilhas Feroé; Inglaterra; Irlanda do Norte; Islândia; Israel; Itália; Letónia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Macedónia; Malta; Moldávia; Montenegro; Noruega; País de Gales; Polónia; Portugal; Rep. Irlanda; Roménia; Rússia; San Marino; Sérvia; Suécia; Suíça; Turquia; e Ucrânia.
Na América do Sul a fase de apuramento começou no passado mês de Outubro num sistema de liga em que as 10 equipas jogam entre si por duas vezes. Apuram-se os quatro primeiros classificados e o quinto disputa um jogo com o quarto classificado da zona da América Central, do Norte e Caraíbas.
Na Oceânia, num torneio preliminar entre 9 equipas (a Nova Zelândia já estava apurada) destacou-se a Nova Caledónia, as Ilhas Fiji e o Vanuatu. As quatro equipas vão lutar entre si pelo primeiro lugar do grupo que dá acesso a um jogo de qualificação, disputado a duas mãos, frente ao quinto lugar da qualificação asiática.
Na zona africana, disputa-se um torneio preliminar entre as seis equipas pior classificadas no ranking da FIFA. A partir daí, 48 equipas jogam entre si distribuídas por grupos. Apuram-se cinco selecções que se juntam à já apurada África do Sul, que realiza a fase final da competição.
Na zona asiática, 43 equipas competem entre si por 4 lugares de acesso directo ao Mundial da África do Sul. O quinto classificado jogará com o primeiro classificado da Oceânia e o vencedor irá à fase final do Mundial.
Por último, na zona da América Central, do Norte e Caraíbas, o processo de qualificação, que se inicia em Fevereiro de 2008, discute-se entre 35 equipas que vão lutar pelos três primeiros lugares que dão o acesso ao Mundial. O quarto classificado terá, no entanto, direito a lutar por outro lugar num jogo a duas mãos frente ao quinto classificado da zona de qualificação da América do Sul.