Adversária de Portugal na fase de grupos do Mundial2014, a Alemanha anunciou nesta sexta-feira qual será o «quartel-general» durante a prova, e a escolha, curiosamente, recaiu na zona em que Pedro Álvares Cabral desembarcou em 1500, ano do Descobrimento do Brasil.

A «Mannschaft» ficará alojada perto de Santa Cruz de Cabrália, sensilvemente a 30 quilómetros a norte de Porto Seguro.

A seleção orientada por Joachim Löw vai ficar instalada no «Campo Bahia», uma espécie de vila que está a ser construída por uma empresa alemã, e com conclusão prevista para março.

O espaço é composto por 14 casas de dois andares, para um total de 60 quartos, orientadas para a praia, que fica logo ali ao lado. O «Campo Bahia» terá ainda uma piscina, e ficará localizado a apenas cinco minutos a pé do campo de treinos.

«Tivemos quatro aspetos em conta: a logística, as condições de trabalho, o clima e a atmosfera. Queremos viagens curtas, para um menor esforço. A recuperação rápida é um aspeto muito importante. Queríamos ter um aeroporto perto, a partir do qual podemos chegar aos palcos dos jogos de forma relativamente rápida e simples», explicou Oliver Bierhoff, diretor da federação alemã.

O aeroporto de Porto Seguro está a 40 minutos de distância do «Campo Bahia», e depois o tempo de viagem para as cidades que vão acolher os jogos da primeira fase será inferior a duas horas.

Quatro jogos de preparação

A federação alemã também anunciou nesta sexta-feira a realização de quatro jogos de preparação para o Campeonato do Mundo. O primeiro será a 5 de março, em Estugarda, frente ao Chile, que também vai estar na competição.

A 13 de maio a Alemanha defronta a Polónia em Hamburgo, e depois ainda joga a 1 e 6 de junho, em Monchengladbach e Mainz, respetivamente, mas os adversários ainda estão por definir.