Angola desperdiçou a oportunidade de se destacar no topo da classificação do Grupo J da zona africana da fase de qualificação para o Mundial-2014 ao ceder um empate em casa diante do líder Senegal (1-1). Os palancas estiveram a perder, mas conseguiram recuperar um ponto na segunda parte.

Uma enorme desilusão para a equipa que agora é orientada pelo uruguaio Gustavo Ferrin. O Senegal ganhou vantagem, aos 22 minutos, com um golo de Papiss Cissé e Angola só conseguiu reagir na segunda parte, aos 52 minutos, com o empate de Afonso Guilherme. Um resultado que não interessa aos Palancas que, assim, seguem no terceiro lugar, com os mesmos quatro pontos do que a Libéria, menos o do que o Uganda e menos dois do que o líder Senegal, quando faltam apenas duas rondas para o final desta segunda fase. Angola ainda vai jogar ao Ugando, antes de fechar as contas com a receção à Libéria.

Entretanto, no Grupo A, a África do Sul voltou a cortar a diferença para a sensacional Etiópia para dois pontos depois de ir à República Centro Africana vencer por 3-0. Os etíopes já tinham assegurado a liderança com um triunfo sobre o Botswana por 2-1.

Para o Grupo D, a Zâmbia bateu o Lesoto por 4-0 e está também na frente com 10 pontos, mais um que o Gana. Também já se jogou para o Grupo J, com a Uganda a vencer a Libéria por 1-0, antes de Angola receber o Senegal, que lidera com cinco pontos, igual ao Uganda e com menos um jogo. A Libéria está com quatro e Angola com três.

Esta é a segunda fase da zona africana e apura-se o vencedor de cada grupo para a última fase, onde se jogam cinco eliminatórias pelos cinco lugares do continente no Mundial do Brasil.

Zona africana, 4.ª jornada:

Grupo A

Botswana-Etiópia, 1-2

República Centro-Africana-África do Sul, 0-3

Grupo B

Serra Leoa -Tunísia, a decorrer

Cabo Verde-Guiné Equatorial, mais tarde

Grupo C:

Gâmbia-Costa do Marfim, a decorrer

Marrocos-Tanzânia, mais tarde

Grupo D:

Zâmbia-Lesoto, 4-0

Grupo E:

Gabão-Congo, 0-0

Grupo J:

Uganda-Libéria, 1-0

Angola-Senegal, 1-1