Cabo Verde conseguiu a primeira vitória na segunda fase da qualificação africana para o Mundial-2014 ao bater a Guiné Equatorial por 2-1 este sábado, no Estádio Varzea, na Praia, mas a equipa comandada por Lúcio Antunes pode vir a duplicar a sua atual pontuação, depois de ter protestado o primeiro jogo com o adversário desta tarde, em que perdeu por 3-4, devido à alegada utilização irregular de um jogador.

Angola marca passo com quarto empate consecutivo

Este sábado, os Tubarões Azuis ganharam vantagem com um golo de Babanco (17m) e aumentaram-na no início da segunda parte, por Djaniny (53m). Curiosamente dois golos assinados por jogadores que na última temporada representaram o Olhanense. A Guiné, comandada por Andoni Goikoetxea, antigo internacional espanhol, que ficou conhecido como o «carniceiro» de Bilbau, devido a uma agressão a Maradona, ainda reduziu, no minuto seguinte, por Jonatas Obina, mas Cabo Verde segurou depois a curta vantagem até final.

No primeiro jogo, em Malabo, foi a Guiné Equatorial que venceu por 4-3, mas Cabo Verde protestou o jogo devido à alegada utilização de um jogador que teria sido naturalizado à margem das regras da FIFA. Os Tubarões Azuis ainda aguardam por uma decisão da FIFA que, caso lhes seja favorável, pode permitir-lhes continuar a sonhar com a qualificação para a próxima fase que, com as atuais contas, já está comprometida.

Cabo Verde soma apenas três pontos em quatro jogos no Grupo B, mas pode ganhar mais três na «secretaria» e, neste caso, ainda pode sonhar com a próxima fase, mas para isso terá de vencer os próximos jogos, em casa com a Serra Leoa e, depois, na Tunísia.

Nulo compromete aspirações do Gabão de Paulo Duarte

Entretanto, também este sábado, o Gabão comandado por Paulo Duarte não foi além de um empate sem golos diante do Congo e ficou sem possibilidades de chegar ao primeiro posto, o único que dá acesso à terceira e última fase.

Apenas com dois jogos por disputar, a equipa orientada pelo técnico português já não pode alcançar o Congo que comanda o grupo com dez pontos e tem vantagem no confronto direto, depois de ter vencido o jogo em casa por 1-0.

Zona africana, 4.ª jornada:

Grupo A

Botswana-Etiópia, 1-2

República Centro-Africana-África do Sul, 0-3

Grupo B

Serra Leoa -Tunísia, 2-2

Cabo Verde-Guiné Equatorial, 2-1

Grupo C:

Gâmbia-Costa do Marfim, 0-3

Marrocos-Tanzânia, mais tarde

Grupo D:

Zâmbia-Lesoto, 4-0

Grupo E:

Gabão-Congo, 0-0

Grupo J:

Uganda-Libéria, 1-0

Angola-Senegal, 1-1