A FIFA anunciou esta quinta-feira que a empresa alemã GoalControl GmbH será a fornecedora oficial do sistema de deteção automática de golos (DAG), instalado na linha de baliza, nos jogos do Mundial 2014.

Segundo a FIFA, a empresa alemã tinha sido escolhida em abril num concurso público a Copa das Confederações deste ano o Mundial de 2014, mas a confirmação para o Campeonato do Mundo dependia do cumprimento das expectativas do primeiro torneio, disputado em junho, também no Brasil.

«Apesar de não ter havido nenhuma situação na qual fosse necessário recorrer à DAG para determinar se tinha sido marcado um golo, o sistema cumpriu todos os requisitos da FIFA e indicou corretamente os 68 golos marcados», acrescentou a entidade, que destacou que «os árbitros se mostraram muito satisfeitos com o sistema».

Além disso, a Fifa confirmou que o DAG será utilizado no Mundial de Clubes do Marrocos, de 11 a 21 de dezembro, e que a GoalControl GmbH será a fornecedora oficial para a competição.

O sistema utiliza 14 câmaras de alta velocidade situadas em diversos pontos do campo e a confirmação sobre se um golo foi marcado ou não acontece em menos de um segundo por meio de um sinal visual e vibratório nos relógios dos árbitros.